Best selection of premium Joomla 1.6 templates

REGRAS DE SEGURANÇA

Como muitos esportes, a prática segura no Paintball requer que alguns procedimentos sejam observados. Quando as regras de segurança são seguidas, o Paintball não apresenta riscos.

MÁSCARAS

A regra mais importante no Paintball é que todos os jogadores devem usar máscara de proteção facial durante todo o período em que eles estão jogando ou perto de outras pessoas que estão jogando.
Enquanto as bolinhas de tinta (paintballs) não causam danos permanentes para a maioria das áreas do corpo, os olhos, os ouvidos e a boca são vulneráveis a lesões graves se forem atingidos.
As máscaras de Paintball são projetadas especificamente para o esporte e são capazes de resistir a um tiro direto de bolinha que é lançada a mais de 300 fps (pés por segundo), o equivalente a 91 m/s, que é o limite de segurança adotado pelos fabricantes de marcadores de paintball.
As lentes das máscaras são compostas por camadas de plástico resistente, ou lentes térmicas, que diminuem a chance de embassamento. A maioria das máscaras têm abas que protegem os ouvidos e alguns incluem uma viseira para oferecer sombra na lente. Alguns jogadores usam máscaras que cobrem toda a cabeça para a máxima proteção, enquanto a maioria dos jogadores de torneios e campeonatos escolhem máscaras menores que oferecem um amplo campo de visão, melhor audição, comunicação vocal e mais ventilação.


BLOQUEADOR DE CANO - BARREL SOCKS E BARREL PLUG

Um dispositivo de segurança constituído por um saco de pano ou de neoprene colocado sobre a abertura do cano e ligado ao marcador através de elástico. Estes são obrigatórios em campos comerciais e jogos recreativos, deve ser usado sempre que o jogador não está em área de jogo. Eles impedem que um tiro acidental fora da área/local de jogo cause lesões graves.
Normalmente quando se esquece de colocá-lo ao sair do campo de jogo e principalmente ao entrar na zona de segurança (safety zone) será advertido pelos próprios jogadores. Infrações recorrentes podem resultar na expulsão do local. Isto é feito por razões de responsabilidade e à menor possibilidade de lesão de alguém próximo, que é muito importante quando envolve a segurança dos olhos.
O barrel socks (parece um saco com elásticos) é mais seguro que o barrel plug (parece uma rolha), devido à possibilidade reduzida de impulsionar o artefato de segurança. Ao usar um barrel plug, o primeiro tiro disparado acidentalmente vai quebrar a bolinha no interior do cano (ao se chocar com o barrel plug), empurrando-o pelo menos parcialmente para fora do cano. O segundo tiro ou terceiro, provavelmente, irá tirá-lo completamente, o que significa que mais tiros representam perigo para os jogadores e outras pessoas ao redor. Com marcadores eletrônicos capazes de disparar cinco ou mais tiros em uma fração de segundo, o barrel plug simplesmente não fornece uma garantia de proteção adequada. Além disso, o barrel plug é um perigo por si só, pois pode ser disparado com um pouco de velocidade para fora do cano. Em contrapartida, o barrel socks não está preso somente pela pressão na extremidade do cano. Se uma bolinha de paintball for acidentalmente disparada ela sai do cano e fica presa no barrel socks (dentro do saco). O impulso da bolinha é absorvida pelo elástico, o qual estica e volta para sua posição inicial. Desta forma, multiplos disparos não representam uma ameaça à segurança, além de não sujar o interior do cano em caso de disparos acidentais.


VELOCIDADE DAS BOLINHAS

Além da utilização obrigatória de máscaras, os marcadores de paintball não devem disparar bolinhas que excedem uma certa velocidade. A definição de velocidade máxima pelos fabricantes para jogo seguro é de 300 fps (pés por segundo), cerca de 91 metros por segundo. Muitos campos comerciais ou eventos esportivos estabelecem velocidades inferiores, geralmente 280 fps (85 m/s), com uma energia de cerca de 11 joules, isso permite oferecer uma margem de segurança adicional.
A velocidade das bolinhas é medida com um cronógrafo. Cronógrafos são equipamentos obrigatórios em campos comerciais, mas deve ser comprado se não jogar em um local comercial. Jogar sem usar um cronógrafo é se arriscar.
Mudanças de temperatura afetam sensívelmente a velocidade de uma bolinha de paintball, principalmente quando impulsionada por gases comprimidos que sofrem mudança de fase, como o dióxido de carbono comprimido (CO2), que ainda é o mais utilizado. Os marcadores devem ser cronografados várias vezes durante o dia e também depois de qualquer ajuste, como substituição de peças, tais como o cano.
O C02 está sendo rapidamente substituído pelo ar comprimido, porque fornece uma pressão constante e estável, visto que não está sujeito a alterações de temperatura exterior e é também mais fácil de encher e mais ecológico.


OVER-SHOOTING

Overshooting (também chamado bonus balling ou lighting up) ocorre quando um jogador é atingido repetidamente depois de ser eliminado. Esta prática é desaprovada por quase todos os jogadores. Não há regra definida quanto ao que constitui Overshooting. Ela varia em jogo recreativo, como cada campo comercial pode ter a sua própria de regra. No entanto, em torneios de Speed, é geralmente a critério do juiz principal.


TIRO CEGO

Tiro cego é a prática de atirar sem estar vendo o alvo. Normalmente ocorre quando o jogador posiciona o marcador por cima de um obstáculo e se mantém abaixado, atirando a esmo. O tiro cego não é permitido em muitos campos, por implicações de segurança.
Como o atirador não pode ver onde seus tiros estão acertando, eles poderiam acidentalmente acertar um jogador que, por distração, retirou a sua máscara para desembaçar a lente, ou ainda atingir um árbitro.
Alguns jogos de R.A. ou MilSim permitem o tiro cego, pois visam a semelhança com a realidade, mas vale ressaltar que estas modalidades são praticadas por jogadores experientes.